Você com certeza já viu a nomenclatura Headphone, Headset e o clássico Fone de ouvido, certo? Mas o que muita gente não sabe é que existe diferença entre os 3 tipos e as vezes acabam adquirindo o modelo incorreto e que não atende as necessidades buscadas, por isso vamos esclarecer agora as características de cada um deles para que você não confunda mais.
Um objeto indispensável nos dias de hoje é o famoso fone de ouvido, temos sempre um, seja na bolsa, mochila, gaveta do escritório ou até mesmo no armário da academia, e isso porque nos habituamos a sair de casa, trabalhar e a malhar ouvindo música. Mas será que o que chamamos de fone de ouvido é mesmo fone de ouvido?
Fone de ouvido
Criado no início de 1900, esse acessório nunca saiu de moda, inicialmente utilizado exclusivamente para ouvir música nas vitrolas mas com o passar do tempo e com a chegada de novas tecnologias, foi ganhando espaço nos rádios portáteis, computadores e outros eletrônicos e com isso seu tamanho e modelo foram se adaptando as necessidades dos usuários e assim foram surgindo diversos tipos de fones de ouvido.
O mais tradicional, também conhecido como "earbuds" (fones de ouvido em inglês), é compacto e se encaixa perfeitamente na concha da orelha, a desvantagem desse modelo clássico é que não isola muito os ruídos externos e se o volume estiver muito alto, quem estiver próximo consegue ouvir o que você está ouvindo, seja música ou áudio particular.
Dentro da categoria fone de ouvido temos o modelo Intra-auricular, que apesar de ser muito parecido com o modelo tradicional, o seu design permite que seja encaixado no canal auditivo, dificultando que fique "caindo" da orelha, além de isolar boa parte do ruído externo, o que permite que você tenha uma experiência melhor ao ouvir o som, com mais clareza e com sons médios e graves ressaltados, além de quase não deixar o áudio escapar (tudo depende da qualidade do produto e do volume que você estiver ouvindo). Hoje já encontramos nos mercado inclusive versões sem fio, com conexão bluetooth.
Clique aqui e veja todos os modelos de fones de ouvido que temos disponíveis.
Headphone
Talvez esse gere a maior confusão de todos, Headphone X Headset. Visualmente ambos são similares, mas existe uma singularidade que diferencia os modelos.
"Head" quer dizer cabeça em inglês, o que indica que este tipo modelo fica preso ao redor da cabeça, cobrindo as orelhas e costuma ter um excelente isolamento acústico, ajudando para que você se transporte para a música que está ouvindo ou que se concentre mais na atividade que está executando, sem qualquer ruído ou interferência externa.
Clique aqui e escolha o seu headphone.
Headset
Assim como o Headphone, esse acessório também utiliza a nomenclatura "Head", que como já vimos significa cabeça em inglês, logo a forma do uso é idêntica ao do Headphone, mas lembra que falamos que existe uma singularidade em um deles? Então, chegou a hora de revelar essa diferença...o Headset possui microfone e é isso que o diferencia do Headphone (sim, hoje em dia é possível encontrar headphones e até mesmo os tradicionais fones de ouvido com microfone integrado).
Muito utilizado em centrais de atendimento ou entre os apreciadores de jogos online, onde existe a necessidade de estar com as mãos livres para digitar ou utilizar a caneta enquanto está atendendo uma ligação ou em uma conferência por voz.
Quando se trata de Headset é possível encontrar diversos modelos: monoauriculares, biauriculares, com conexão convencional (P2), USB e até mesmo sem fio (bluetooth).
Clique aqui para visualizar os modelos disponíveis de headset.
Agora que você já conhece a diferença entre esses acessórios e pode escolher qual melhor se adapta as suas necessidades. Clique aqui e veja todos os modelos disponíveis em nossa Loja.